Concluyó en Sao Paulo C.brasileña de solidaridad con Cuba (+ fotos)

Norelys Morales Aguilera.- Delegados de 16 estados de los 27 brasileños efectuaron en Sao Paulo la XIX Convención Nacional de Solidaridad con Cuba. 500 representantes propusieron acciones para sostener el desarrollo de acciones solidarias en el próximo año, perfeccionando la labor solidaria.
El bloqueo económico y mediático contra la Revolución cubana ocupó la sesión final de este sábado en el Memorial de América Latina, un impresionante espacio de 85.000 metros cuadrados inaugurado en marzo de 1989 y diseñado por Oscar Niemeyer, destacadísimo arquitecto gran amigo de la Revolución cubana.
Tres mujeres tuvieron a su cargo las exposiciones al plenario: Ana María Alfonso, profesora del Instituto Superior de Relaciones Internacionales de Cuba, la periodista del sitio Cubadebate Rosa Miriam Elizalde y Magali Llort, diputada y madre de Fernando González, uno de los cinco antiterroristas cubanos presos injustamente en Estados Unidos.
A continuación se produjo un emotivo intercambio de los brasileños, de todas las edades y numerosas organizaciones, al respecto del ejemplo, la inspiración y las realidades actuales de la Isla.
La noche anterior, en la inauguración, líderes y representantes de partidos políticos, agrupaciones sindicales y movimientos sociales coincidieron en destacar la gratitud de los brasileños con la Revolución cubana por haber acogido en el pasado a combatientes contra la dictadura militar (1964-1985) y ahora a jóvenes para formarlos como médicos, según la reseña de Alejandro Gómez, de Prensa Latina en Cubadebate.
Exaltaron el ejemplo que constituye la resistencia y permanencia de los ideales socialistas en la isla caribeña, la que uno de los oradores calificó como una de las más bellas páginas de la lucha contra el imperialismo.
Otros denunciaron la doble moral de Estados Unidos cuando dice ser el paladín de la lucha contra el terrorismo en el mundo, mientras mantiene desde hace 13 años injustamente encarcelados a los antiterroristas cubanos Gerardo Hernández, Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero y René González.
Además de rechazar la arbitrariedad del gobierno norteamericano con Los Cinco Héroes Cubanos, los oradores abogaron por el fin del criminal bloqueo económico, financiero y comercial que Washington mantiene contra La Habana desde hace más de medio siglo.

Fotos: Norelys Morales Aguilera

Presidenta ICAP destaca crescimento solidariedade com Cuba no Brasi

http://convencao2009.blogspot.com/2011/06/presidenta-icap-destaca-crescimento.html

Obs: A presidente do ICAP refere-se a tradução e publicação das Diretrizes aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba. A Associação José Marti de Santa Catarina se orgulha de ter encaminhado esta tarefa. Logo disporemos em nosso Blog a versão digital deste importante documento.

Fonte: PRENSA LATINA


São Paulo, 27 jun (Prensa Latina) A presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), Kenia Serrano, expressou hoje satisfação pelo fortalecimento do movimento de solidariedade com Cuba no Brasil.

Em depoimento a Prensa Latina, Serrano qualificou de extraordinariamente positiva a XIX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba no Brasil, efetuada no Memorial da América Latina, de São Paulo, entre 23 e 26 deste mês, onde participaram pouco mais de 500 delegados de 16 estados.

Brasil é um país irmão de Cuba e temos estado juntos ao longo de toda a história revolucionária, inclusivemente prévio ao triunfo da Revolução cubana, quando amigos e amigas brasileiras apoiaram a luta pela definitiva libertação da ilha caribenha, assinalou.

Voltando à convenção, a presidenta do ICAP sustentou que foi um reflexo do heterogêneo movimento de amizade com Cuba no Brasil, com representantes dos mais diversos movimentos sociais e forças políticas, inclusive de pessoas de outras nacionalidades residentes neste imenso país sul-americano.

Há que dizer que este movimento se fortaleceu muito no Brasil no último ano, como o reflete o fato de em 2010 se desenvolveram 10 encontros solidários a nível estadual e nacional, e em 2011 foram 15, mais da metade dos 27 territórios em que esta dividida esta nação.

Sabemos que para chegar a todos os estados ainda falta por percorrer, mas crescer em cinco em apenas um ano é um esforço bom, fruto do trabalho mancomunado dos amigos e amigas de Cuba no Brasil , sublinhou.

Serrano destacou aliás, que a Convenção teve por palco o Memorial da América Latina, uma das principais obras do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Desde sua criação, todos os países da região têm tido aqui um espaço para se encontrar, assinalou.

Tem sido importante que os amigos brasileiros conhecerem a realidade cubana, mas estão por saber mais, em particular do processo de atualização do modelo econômico e os debates do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), que têm sido muito bem acolhidopela solidariedade brasileira.

Perguntaram-nos muito sobre esses temas, referiu e comentou que algumas associações tomaram a iniciativa de traduzir os linhamentos (Diretrizes, N. E.) e os publicar para uma maior divulgação e conhecimento entre os membros da solidariedade.


Serrano salientou também o apoio e respaldo militante que manifestam os brasileiros para o processo revolucionário cubano, sobretudo na defesa que realizam da decisão do governo cubano de atualizar o sistema econômico para preservar o socialismo.

Referente nisso, contou que muitos se lhe aproximavam para lhe dizer que “se atualizem, mas sem perder o atingido” e acrescentou que assim será.

Com a aprovação da Carta de São Paulo, espécie de plano de ação para os próximos 12 meses, a presidenta do ICAP afirmou que os brasileiros assumiram o deasfio de incrementar ainda mais suas ações para quebrar o muro de silêncio sobre o caso dos cinco cubanos lutadores contra o terrorismo, presos injustamente nos Estados Unidos desde faz quase 13 anos.

Enquanto Fernando González, Antonio Guerreiro, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González não forem livres e em seus respectivos lares, a tarefa principal é manter a exigência e demanda ao governo norte-americano para os libertar de maneira imediata, afirmou a presidenta do ICAP.

Também, prosseguiu , é preciso continuar no combate para pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro que por mais de meio século mantém os Estados Unidos contra Cuba.

Nesse sentido, manifestou que os grandes meios de imprensa brasileiros não são a exceção no mundo e se somam aos monopólios informativos que ocultam a verdade e mentem sobre a realidade na ilha caribenha. O movimento solidário busca ações inteligentes para combater essa situação, frisou .

Conversando sobre as próximas tarefas, Serrano revelou que conheceu a preparação de uma boa representação brasileira na brigada Latino-americana e Caribenha que estará na ilha de 1 a 15 de agosto.

Assim mesmo, continuo, o Brasil tem prestes sua delegação para o encontro continental de solidariedade com Cuba a realizar-se no México, de 6 a 9 de outubro deste ano.

Por último, a presidenta do ICAP destacou a composição da delegação cubana que participou em XIX Convenção, integrada ademais por Magali Llort, deputada e mãe de Fernando González, um dos cinco antiterroristas cubanos, e o coronel aposentado e combatente de Playa Girón José Ramón Herrera.

A presidenta do Instituto Cubano do Livro, Zuleika Romay, a professora de Instituto Superior de Relações Internacionais Nidia María Alfonso e a jornalista Rosa Miriam Elizalde, coordenadora do sitio Cubadebate, completaram a delegação cubana no encontro.
About these ads

Un pensamiento en “Concluyó en Sao Paulo C.brasileña de solidaridad con Cuba (+ fotos)

Deja un comentario

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s